terça-feira, 27 de novembro de 2007

Sobre o Homem e a cidade( parte 1 )

A evolução do Homem está intrinsecamente ligada á evolução das cidades e as cidades á evolução do Homem, não fosse esta uma criação do dele , a cidade! Mas a criação acaba por influenciar o próprio criador, o ser criativo humano é, hoje em dia mais que nunca, prisioneiro da sua criação, e mais que prisioneiro de pequenos objectos (telemóveis, portáteis, gps, mp3...) é refém das suas grandes obras, as cidades. O ser humano tem necessidade de viver em sociedade, por comodidade, por uma vontade inata ou pelo simples facto de que tem o dom de comunicar aliado á capacidade de raciocínio. A invenção humana que, na teoria, potenciaria mais a a satisfação desta necessidade seria a cidade, mas o resultado não é bem esse! Vários factores conduzem á vida na cidade como ela é hoje, solitária, desconexa, alienada!
O primeiro estudo, partindo da fotografia, que pretendo mostrar tem ligação com a arquitectura, e esta por sua vez está certamente presente na evolução do Homem e da cidade.
Antes da cidade, vivia-mos no campo, nas montanhas, nos desertos e um elemento sempre presente no quotidiano era o horizonte, ou melhor, a linha do horizonte, que a meu ver, foi sempre uma linha de equilibrio, um ponto de referência de balanço na vida do Homem. Estudos apontam para o facto da diferença entre um homem que vive na montanha, e que vê o horizonte acidentado e um homem que viva, por exemplo, no deserto ou perto do mar, e que vê o horizonte como uma linha recta, residir nessa mesma percepção da linha do horizonte e tendo esta influência directa na forma como vivem.
Com as cidades um novo conceito surge, o Skyline, que vem defenido no dicionário de arquitectura como linha do horizonte artificial provocada pelos edificios ou estruturas criadas pelo Homem. O meu primeiro trabalho aborda esse conceito. Aqui vai...

1 comentário:

Xanusca disse...

Queres ver que erraste na profissão?
Ainda davas um belo arquitecto... de olhos azuis... barba de 3 dias...

Ui, Ui

geninha, põe esperta!